Caracterização

Painel informativo
Regulamentos

Freguesia de Freigil

Situada no extremo poente do concelho e encostada toda ela ao rio Cabrum, esta freguesia sobe rapidamente até ao Penedo de S. João e, em seguida, ao Ramalhal, onde atinge 679 metros de altitude.
Apesar de ser tão encostada, a terra tem aqui e ali alguns assentos, com terrenos muito férteis e paisagens repousantes. A freguesia é muito bela. Os seus campos cheios de verdura e os seus pinhais vestidos de elegância dão, a quem tem a dita de os poder contemplar, uma paz interior que satisfaz e um ar purificado que consola.

O NOME DA TERRA

0 nome da freguesia não se escreveu sempre do mesmo modo. Na época medieval ora se escrevia Fragivil, ora Freiginil, ora ainda Freyiyel. Nas Inquirições de 1258 aparece-nos com as formas "Fragil" e "Fragivil". Num documento de 1321 em "Fragiel". 0 nome virá de algum antigo povoador?

Ha quem pense que se trata da aglutinação de Frei Gil, no entanto, os documentos medievais não dão margem para assim pensarmos. 0 mais certo e que venha do nome próprio de um antigo povoador. J. Piel aponta como provável o nome Fredegildus (germánico-século VI/VII), através do genitivo Fredigildi (Vila Fredigildi).

0 assunto é muito discutível, tendo em atenção as formas tão diversas que apresenta nos documentos mais antigos.