Parque fluvial da ponte da Lagariça
Um documento de 1299, assinado pelo rei D. Dinis, assinala a primeira referência a uma ponte sobre o rio Cabrum, na sequência de um caminho medieval importante que atravessava a freguesia. No entanto, o facto do tabuleiro ser em duplo cavalete rampante indicia uma construção mais tardia, ao que se junta o arco de sustentação em volta perfeita, com aduelas de talhe perfeito, mais próprias da época moderna avançada, assim como o aparelho de enchimento, muito regular e com recurso a silhares bem talhados.
Juntamente com o reforço estrutural da ponte (limpeza, colmatação de falhas no aparelho e guardas, etc.) e da melhoria dos acessos ao leito do rio, a autarquia criou uma ampla zona ribeirinha de lazer para potenciar a vocação das práticas recreativas e balnear.
Penedo de S. João
Este espaço é considerado o ex-líbris da freguesia, a ponto de constar num brasão não oficial de Freigil. A vista a partir deste miradouro “abrange léguas de horizonte”, como referiu Eça de Queiroz em correspondência, acrescentando que “tudo há naquele bendito monte”, como “vales lindíssimos, carvalheiras e soutos de castanheiros seculares, quedas de água, pomares, flores”.
A cota do Penedo de S. João torna o espaço também atractivo para a prática de desportos radicais, nomeadamente escalada e rappel.
Igreja Matriz Santa Maria de Freigil
O portal do edifício parece do estilo manuelino (séc. XVI) e o tímpano tem sinais ainda mais evidentes desse período. São também vestígios dessa época os chanfros dos portais, as cordas esculpidas no granito da pia baptismal e uma espécie de armário ou oratório aberto na parede sul, mesmo junto ao retábulo do altar-mor.
A igreja não tinha então a torre ameada que hoje se vê, quase a querer imitar a de Cárquere, já que ela tem a data de 1925. Em vez da torre actual havia uma sineira a concluir a fachada do templo.
Capela de S. João
Na freguesia encontram-se três capelas, com a mais conhecida, a de S. João, a encontra-se na zona de Nogueiró. Em Vinhais está a capela da Senhora do Amparo e em Vigião a capela de Santo António.
No património religioso destaca-se também o cruzeiro do Cristo Redentor e as alminhas do Pereiro, de Freigil, do Casalinho e de Arguinhos.
Cascatas da Fírveda
A paisagem «trabalhada» pelo rio Cabrum proporciona que junto às cascatas da Fírveda se encontrem encostas propícias à prática da escalada.
|